Pedagogia


Objetivo do curso:

O objetivo central do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil é o de uma formação integrada do Pedagogo/Gestor e do professor para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental possibilitando uma melhor compreensão da educação como prática social e contribuir para o desenvolvimento do trabalho coletivo no interior da escola e em diferentes espaços educativos, tornando-se um Cientista da educação.

Para atingir a este objetivo tem como fundamentos: o trabalho pedagógico realizado em espaços escolares e não-escolares, que tem a docência como base; (b) a docência compreendida como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia. Constitui-se na confluência de conhecimentos oriundos de diferentes tradições culturais e das ciências, bem como de valores, posturas e atitudes éticas, de manifestações estéticas, lúdicas, laborais; (c) Princípios educacionais: ética política da educação libertadora, democrática e participativa que possibilite ao graduando um agir consciente, crítico e reflexivo em trono do processo educacional; o diálogo a participação e autonomia que garante a abertura a novas visões investe-se no multiculturalismo, não como retórica, mas como práxis; a educação para a cidadania: considera a educação como um bem social, um direito dos seus alunos e das suas alunas, portanto devendo haver todo um investimento e compromisso com sua aprendizagem; (d) o aluno e aluna como sujeitos ativos do próprio processo educacional, também, é historicamente “determinado” na medida em que se constitui sujeito da história social e cultural, e em particular, da escola; (e) ensino, pesquisa e aprendizagem como o tripé indissociável para a valorização do conhecimento e a produção de inovações e a afirmação dos alunos como sujeitos históricos e culturais; (f) a interdisciplinaridade que abre possibilidades para um trabalho pedagógico com as diversidades multiculturais, estimula a criação coletiva, faculta a participação responsável e exige posicionamentos éticos e compromissos com o bem social; (g) A relação educação e tecnologia e suas ramificações como um campo de atuação e construção contínua da formação dos profissionais da Pedagogia.

Habilidades:
no campo teórico-investigativo da educação, do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social; – na docência que compreende atividades pedagógicas inerentes a processos de ensino e de prendizagens, além daquelas próprias da gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não-escolares, como também na produção e disseminação de conhecimentos da área da educação; mediar os processos de ensinar e de aprender; ser agente de (re)educação das relações sociais e étnico-raciais, de redimensionamentos das funções pedagógicas e de gestão da escola; – análise crítico-construtiva dos processos educacionais em diferentes espaços buscando formas inovativas na resolução de problemas concretos; – diálogo ativo e permanente tornando-se agente de mudança social; postura ética e compromisso com a qualidade da educação nacional e na busca de formas eficazes à inclusão social em diferentes espaços educativos; – gerenciar diferentes espaços educativos e mediar conflitos na relação humana; – no uso e gestão das Novas tecnologias nos ambientes educacionais.

Áreas de atuação:
Em escolas públicas e privadas: docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos; – Em empresas, ONGs, Movimentos sociais, Universidades, Centros de pesquisa educacional, Institutos educacionais/ tecnológicos (Centros de Tecnologia e educação tecnológica), na gestão educacional, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação, em projetos e experiências educativas não-escolares.

Período:
Noturno

Duração:
4 anos

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